A velha índia está certíssima e o sindicalista velho deve ouvir e atender o que pede a nação indígena!
Com um recado reto, sem curvinhas parlamentares ou protocolares a índia anciã Iacuí fez pesada e devida crítica ao governo [ou Yacuy como está na matéria abaixo da Agência Brasil].
O povo Tupinambá deve exigir que o manto furtado há séculos fique nas terras indígenas baianas, de onde foi levado. E o governo brasileiro e dos indígenas também providencie local adequado e seguro para que este objeto e outros do povo tupinambá fique exposto, gerando recursos ao próprio povo indígena. Que fique no Museu Nacional até que este local definitivo esteja pronto.
E Lula não deve dizer à anciã Iacuí ou a qualquer outro indígena para mudar seu discurso, como o fez no evento. Em que pese ter acertado em diversos pontos acertado no seu discurso. Os indígenas foram torturados, escravizados, mortos e roubados desde a invasão portuguesa de 1500, seguida por espanhóis e holandeses. O discurso indígena é este mesmo Sr. Presidente. E daí para mais deve ser, os índios do Brasil devem ir além do discurso. Estão muito pacíficos, ordeiros.
Chega. Vamos mudar o tom para que o governo, mesmo este que é mais próximo da causa indígena, sinta com quem estão lidando: os legítimos donos da terra.
https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2024-09/em-evento-do-manto-sagrado-tupinambas-pedem-lula-demarcacoes#
https://piaui.folha.uol.com.br/manto-tupinamba-volta-dinamarca/
Nenhum comentário:
Postar um comentário